Life Transitions Dicas
Life Transitions Dicas

ASSERTIVIDADE NÃO SIGNIFICA ESTAR CERTO #dica

A resposta é simples: NÃO!

Devido a um fenômeno de interpretação não fundamentada de um termo, dada a similaridade sonora com o conceito de “estar certo”, pessoas têm usado regularmente o termo com o seu significado incorreto.

Assertividade é uma palavra derivada do Latim ASSERTUS, que é o particípio passado do verbo ASSERERE, cujo significado original é “afirmar, manter, clamar direito sobre algo”.

Na língua portuguesa, assertividade refere-se à capacidade da pessoa em dizer o que precisa ser dito, sem ser rude ou omisso em relação ao assunto em questão.

A origem da palavra é do latim e significa afirmar (não significando certo ou errado), confirmar ou se posicionar sobre o tema.

É usualmente utilizada para indicar a defesa veemente de um ponto de vista ou ser enfático sobre o assunto.

Existe em português uma outra palavra com significado semelhante, mas de origem etimológica distinta, que é ASSEVERAR (expor ou falar algo com absoluta certeza), que se origina do Latim ASSEVERARE.

Ewaldo Endler

Sócio da Next Steps e da Lifetransitions. Começou como executive search em 1972 e desde então tem desenvolvido uma larga experiência em várias organizações globais. É Coach em transições profissionais: A Conquista do Emprego, Planejamento de Carreira, A Recolocação Profissional, Preparação para Aposentadoria, Onboarding Executivo, Assessor na elaboração do currículo e em networking.

Deixe um comentário