Life Transitions Dicas
Life Transitions Dicas

CARACTERÍSTICAS GERENCIAIS QUE DESENVOLVEM LEALDADE # dica

As ações do momento, como downsizing ou rightsizing, associadas à crescente preocupação com o gerenciamento das próprias carreiras, tornam cada vez mais difícil encontrar funcionários leais às suas organizações. Contudo, algumas atitudes dos gerentes podem contribuir para reconstruir a lealdade.

Agir segundo as regras
Ser honesto em todas as circunstâncias. Sempre que um gerente rompe ou contorna uma regra, torna praticamente impossível impô-la aos seus subordinados sem que haja uma quebra de respeito e da lealdade.

Ser uma fonte de estabilidade
Durante períodos difíceis, os funcionários almejam que seus gerentes sejam uma fonte confiável de suporte e otimismo.

Propiciar encorajamento e direção
Os funcionários reagem positivamente aos gerentes que lhes inspirem e os encorajem a dar o melhor de si próprios para o trabalho e os incentivem a ser criativos.

Confiar na equipe
É melhor confiar em todos o tempo todo e ser enganado uma ou outra vez, do que desconfiar sempre de todos e nunca ter surpresas. A equipe deve saber que conta com a confiança irrestrita do gerente.

Elogiar mais do que criticar
Sempre que algo for bem feito ou que as metas forem atingidas, é importante reconhecer o mérito da equipe e compartilhar com a mesma o sucesso. Quando algo der errado, absorver a responsabilidade sem compartilhá-la.

Aprimorar-se constantemente
As qualificações e não o poder encorajam a lealdade dos empregados. O auto aprimoramento e a aquisição de novas capacitações é missão infindável do gerente.

Formular a visão

Um gerente não pode liderar sua equipe se ela não souber para onde está sendo encaminhada. A meta deve estar definida e o conhecimento da mesma compartilhado com todos.

Lembre-se sempre disso.
Sucesso!

Ewaldo Endler

Sócio da Next Steps e da Lifetransitions. Começou como executive search em 1972 e desde então tem desenvolvido uma larga experiência em várias organizações globais. É Coach em transições profissionais: A Conquista do Emprego, Planejamento de Carreira, A Recolocação Profissional, Preparação para Aposentadoria, Onboarding Executivo, Assessor na elaboração do currículo e em networking.

Deixe um comentário