Life Transitions Dicas
Life Transitions Dicas

GENTE FAZ A DIFERENÇA. #dica

Duas empresas destacam-se como as originadoras de Presidentes com excepcional desempenho: GE e McKinsey.

Há grandes diferenças entre elas no que se refere ao processo de contratação de pessoal em início de carreira. McKinsey é elitista e só contrata os 5% melhores das melhores escolas de administração do mundo. GE orgulha-se de ser anti-elitista.

Entretanto, ambas apresentam grande similaridade nos conceitos e princípios que regem o gerenciamento de seus recursos humanos.

Acima de tudo está o irrestrito comprometimento com o objetivo de possuir nos seus quadros somente os melhores profissionais, o que se reflete no empenho em identificá-los e em nunca flexionar nos critérios de seleção, em investir no seu desenvolvimento, em avaliá-los com eficácia e objetividade e em eliminá-los caso o desempenho seja insatisfatório.

Ambas, igualmente, caracterizam-se por ser meritocracias. Isso implica em que, quanto mais se sobe na escala hierárquica, melhor a qualidade do pessoal.

O ponto de partida é o rigor nos processos de seleção. À medida em que as empresas cresceram, a fim de manter-se fiéis aos altos padrões de exigência, a alternativa encontrada foi a de estender a busca de talentos para além dos limites de qualquer país.

Cada vez mais, o mundo é o campo de caça dessas organizações na busca de pessoal.

Em proporção ao seu porte e faturamento, GE e McKinsey estão entre as que mais investem em desenvolvimento de pessoal.

Completam o quadro sistemas estruturados de revisão do desempenho. Os valores de ambas as empresas indicam que a avaliação dos seus executivos é, de longe, a mais importante tarefa de cada gerente ou diretor, a partir do Presidente. O baixo desempenho é impiedosamente eliminado.

Lembre-se sempre disso.
Sucesso !

Ewaldo Endler

Sócio da Next Steps e da Lifetransitions. Começou como executive search em 1972 e desde então tem desenvolvido uma larga experiência em várias organizações globais. É Coach em transições profissionais: A Conquista do Emprego, Planejamento de Carreira, A Recolocação Profissional, Preparação para Aposentadoria, Onboarding Executivo, Assessor na elaboração do currículo e em networking.

Deixe um comentário