Life Transitions Dicas
Life Transitions Dicas

QUAIS SÃO SEUS PONTOS FORTES? #dica

Estratégia

As respostas devem estar concentradas em ressaltar aspectos que contribuam para a excelência do seu desempenho profissional, evitando mencionar de fatores periféricos ou acessórios que em nada contribuem para a avaliação de sua performance. Em decorrência, seguem-se algumas respostas erradas que devem ser eliminadas de sua consideração:

– Eu possuo boa formação educacional, pois sou graduado em Engenharia com MBA em Administração e Finanças, e trabalho com afinco e dedicação.

– Eu tenho facilidade de aprender e estou disposto a aceitar responsabilidades.

– Eu tenho capacidade comprovada de realizar um bom trabalho.

– As pessoas gostam de trabalhar comigo pois me dou muito bem com elas.

– Meus relatórios de despesas são exatos até os centavos pois eu sou muito responsável na utilização dos recursos da empresa.

Respostas vencedoras

Antes de sugerir qualquer resposta, convém formular alguns comentários mais amplos a respeito da situação.

O profissional está participando de um processo competitivo. Ele está competindo com outros candidatos, está competindo contra os preconceitos e as ideias pré-concebidas do entrevistador e com a própria disputa pela atenção do entrevistador.

Em primeiro lugar, o profissional deve descontaminar-se dos princípios que falam em ser genuíno, franco, íntegro e espontâneo nas suas respostas, substituindo-os pelo mais utilitário de “falar o que o entrevistador quer ouvir”.

Caso o profissional tenha sido submetido a um programa estruturado de recolocação profissional, ele terá aprendido a importância de dominar a entrevista e, portanto, identificou qual o interesse do entrevistador em relação ao cargo. Ele pode estar buscando alguém com grande capacidade de trabalhar em equipe, ou com boa capacidade de comunicação, ou empreendedorismo, ou iniciativa, ou pró atividade, ou iniciativa etc

Algumas possíveis respostas são sugeridas a seguir. Prepare suas respostas para as possíveis situações com que se defrontará.

– Uma das convicções que eu tenho firmemente implantadas em mim é que, numa empresa, a única coisa que o profissional consegue fazer sozinho é fracassar. De resto, tudo gira em torno do trabalho em equipe. Ser membro do grupo exige a atitude permanente de doação e a renúncia ao individualismo. Esse é o meu ponto forte.

– Meu ponto forte é decorrência da energia aplicada ao trabalho e da minha habilidade em encontrar a forma mais rápida e mais eficiente de realiza-lo. Em decorrência, eu sou capaz de obter resultados cada vez melhores, mantendo a qualidade.

– Um dos meus pontos fortes é a minha habilidade de relacionamento e de me dar bem com os outros, sejam supervisores, pares ou subordinados. Eu consigo me comunicar muito bem com as pessoas e, com isso, obter a cooperação e o suporte necessário para a execução do trabalho. Eu tenho também a sensibilidade para saber lidar com as diferentes personalidades das pessoas envolvidas, cada uma com suas necessidades e motivações.

– Quando há um problema pendente eu sinto a necessidade muito forte de me antecipar e tomar a iniciativa de resolvê-lo. Muitas vezes eu fico surpreso de me ver na liderança de uma situação sem que essa fosse a minha intenção, ao constatar que todos estão me seguido e esperando minhas decisões.

A pergunta que poderá seguir-se:

Conte-me algum caso em que você teve problemas na organização, com seu chefe, pares ou outros setores por decorrência de ter tomado iniciativas além das suas atribuições.

Essa é uma boa pergunta, muito inteligente. Tudo depende da minha capacidade de comunicação e da sensibilidade para prever as reações das pessoas e de se antecipar para amenizar suscetibilidades. É muito importante conhecer bem a organização, as pessoas e a estrutura informal da empresa. Nisso eu me destaco.

Ewaldo Endler

Sócio da Next Steps e da Lifetransitions. Começou como executive search em 1972 e desde então tem desenvolvido uma larga experiência em várias organizações globais. É Coach em transições profissionais: A Conquista do Emprego, Planejamento de Carreira, A Recolocação Profissional, Preparação para Aposentadoria, Onboarding Executivo, Assessor na elaboração do currículo e em networking.

Deixe um comentário