Life Transitions Dicas
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SER UM OUVINTE ATIVO PARA SE COMUNICAR #dica

A maior parte das pessoas responde de uma destas três formas aos problemas das outras:

– Dizendo-lhes que não devem sentir-se dessa forma pois, afinal, o problema nem é tão grave assim;
– Opinando sobre o que devem fazer;
– Passando um sermão, do tipo “Eu não disse?” ou “Você não tem mesmo jeito” ou algo assim.

Estas são reações não empáticas e o seu resultado é a pessoa afastar-se de você ou nunca mais voltar a consultá-lo quando algo a incomodar.

Aprender a ser um ouvinte ativo é a melhor forma de auxiliar e de se aproximar dos outros.

E isto é muito simples: olhe nos olhos da pessoa e parafraseie-a, ou seja, repita com outras palavras o que ela estiver dizendo.

O poder de repetição das palavras da outra pessoa, várias vezes até que ela tenha terminado, é tão grande que na maior parte das vezes é tão somente tudo o que você precisa fazer.

A pessoa irá resolver os seus próprios problemas. Se você adequadamente conseguir ser um ouvinte ativo, é bem provável que não precisará fazer nada mais do que isso.

Lembre-se sempre disso.
Sucesso !

Ewaldo Endler

Sócio da Next Steps e da Lifetransitions. Começou como executive search em 1972 e desde então tem desenvolvido uma larga experiência em várias organizações globais. É Coach em transições profissionais: A Conquista do Emprego, Planejamento de Carreira, A Recolocação Profissional, Preparação para Aposentadoria, Onboarding Executivo, Assessor na elaboração do currículo e em networking.