Life Transitions Site Pessoal
Life Transitions Site Pessoal

SERÁ QUE TODOS NECESSITAM TER UM SITE PESSOAL?

Não há dúvida de que um site pessoal pode melhorar muito seu poder competitivo no mercado de trabalho e elevar suas probabilidades de conseguir um emprego.

Por um lado, o site pessoal indica ao provável futuro empregador que você é uma pessoa do seu tempo, atualizada e com domínio da tecnologia. Isso confere uma nova dimensão à sua imagem profissional.

Adicionalmente, o site pessoal potencializa e amplifica a possibilidade de apresentar um portfólio dinâmico e atraente, demonstrando com fotos, ilustrações e vídeos os aspectos mais marcantes de sua carreira.

Tudo isso sem o rigor das regras rígidas que impõem ao seu currículo o limite de ser condensado em uma ou duas páginas.

Com o uso de palavras-chave adequadas o profissional também consegue ampliar em muito a chance de ser identificado através de sites de busca.

Porque um site pessoal pode contribuir tanto para minha carreira?

Talvez a maior contribuição que um site pessoal pode trazer para um profissional é o fato de lhe conferir uma imagem de seriedade e profissionalismo.

Através do uso planejado e cuidadoso de cores, ilustrações, diagramação, destaque para determinados assuntos ou para as suas realizações no trabalho, bem como com o uso de linguagem objetiva e suscita, o profissional pode construir para si a imagem que deseja projetar, do tipo:

  • Dinamismo;
  • Descontração;
  • Energia;
  • Foco e concentração;
  • Dedicação;
  • Objetividade;
  • Rapidez;
  • Segurança;
  • etc

Em resumo, com moderação e bom gosto, o profissional pode se vender, sem cair no ridículo.

Como faço para construir meu site pessoal?

A primeira providência a tomar é adquirir o domínio do seu nome. Faça-o mais rápido possível antes que o perca para algum homônimo. O domínio ideal é seunome.com.br.

Faça isso ainda que não pretenda imediatamente construir o seu site pessoal.

Após a conquista do domínio, há três alternativas para construir o seu site:

  • Usar um gerador gratuito de sites

Existem à disposição geradores de site como o WordPress, o Wix e outros.

Muito provavelmente, ao utilizá-los, você irá posteriormente arcar com o custo da hospedagem.

Por outro lado, esses geradores colocam à sua disposição centenas de alternativas de temas ilustrativos, cores, fontes de letras, o que lhe permitirá compor algo personalizado, que reflita a imagem que você deseja projetar de si mesmo.

  • Contratar um estagiário ou um curioso que domina algumas técnicas e linguagens.

É uma alternativa de baixo custo mas que irá demandar a sua supervisão muito próxima do trabalho sendo feito, para assegurar que as ilustrações, cores e linguagem sejam condizentes com sua carreira e com o cargo pretendido.

  • Contratar um web designer profissional.

O custo será alto, mas você contará com um profissional com o qual irá trabalhar na definição do briefing da mensagem que pretende transmitir e da imagem de si mesmo que deseja projetar.

O desenvolvedor será capaz de contribuir com sugestões e de trazer alternativas que nem mesmo eram do seu conhecimento.

Qual o conteúdo que devo dar ao meu site?

Os pontos básicos são:

  • O resumo de sua carreira
    Algumas frases que destacam suas áreas de especialização, além do seu nome e títulos acadêmicos
  • Uma foto profissional
    É fundamental que o site o apresente como um ser humano. Uma selfie tomada com o celular não é suficientemente boa.
  • Dados de contato
    As pessoas devem ter facilidade em contatá-lo(a). De preferência essa informação (como e-mail e telefone) deve aparecer no cabeçalho ou rodapé de todas as páginas do site.
  • Um catálogo dos produtos e serviços que você pode oferecer.
    Componha esta parte como se estivesse elaborando um catálogo. Nele irá descrever quais tipos de problemas você está preparado(a) para resolver, quais os serviços que está oferecendo, suas qualificações etc.
    Caso esteja em dúvida, consulte os sites de outros profissionais ou o registro dos mesmos no Linkedin, como fonte de referência e de inspiração.
    Sempre que possível, ilustre as suas realizações com gráfico, fotos ou vídeos
  • Testemunhos e referências. 

Caso tenha alguma dúvida, pode entrar em contato conosco.

Ewaldo Endler

Sócio da Next Steps e da Lifetransitions. Começou como executive search em 1972 e desde então tem desenvolvido uma larga experiência em várias organizações globais. É Coach em transições profissionais: A Conquista do Emprego, Planejamento de Carreira, A Recolocação Profissional, Preparação para Aposentadoria, Onboarding Executivo, Assessor na elaboração do currículo e em networking.

Deixe um comentário