Post Life Transitions Emprego Vitória
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DIAGRAMANDO UM CURRÍCULO QUE GERA ENTREVISTA

Todos queremos um currículo que se destaque da pilha nas mãos do gerente de RH.

Mas como criar um currículo que seja de bom gosto, estético e impressionante, e que, ao mesmo tempo, não faça você parecer um fanfarrão se auto vangloriando?

CABEÇALHO

Coloque essas informações no cabeçalho, para não desperdiçar o espaço nobre do seu currículo, que deve ser usado para o qualificar profissionalmente

  • Nome

NOME (em destaque)

Título ou Cargo

  • Dados de Contato: telefone, e-mail, endereço Skype
  • Não coloque: endereço, cidade, bairro, CEP
  • Idade: informação opcional
  • Composição familiar: esposa, filhos etc. – informação inútil para a avaliação de seu patrimônio profissional

Exemplo:

CORPO DO CV

  • OBJETIVO

Título do cargo que pretende ocupar

  • Sumário profissional

O resumo profissional é uma breve seção de uma a três frases que aparece com destaque em seu currículo, descrevendo sucintamente quem você é, o que você faz e por que você é perfeito (a) para o trabalho. (É informação opcional)

Exemplo:

Profissional experiente que imprime à controladoria e finanças gestão voltada para resultados, tanto no suporte à tomada de decisões de negócios como também  com especial foco na otimização fiscal e tributária da organização

  • Habilidades pessoais

Relacione as três ou quatro principais habilidades pessoais ou comportamentais que o caracterizam. Enuncie em itens concisos, como:

  • Formação de equipes de alta performance
  • Gestão de Projetos
  • Liderança
  • Comunicação
  • Habilidades técnicas
  • Vendas B2B
  • Reestruturação do Capital da empresa
  • Turnaround de operações deficitárias
  • Foco no aumento do EBITDA
  • Foto

A foto do profissional é a primeira informação que é analisada pelo selecionador e influencia sua atitude na avaliação do currículo. Então, não há o que negociar: ou incluir no currículo uma foto de boa qualidade, que transmita seriedade, objetividade, foco, energia e bom humor, ou não colocar foto nenhuma. NUNCA colocar uma foto de documento, tipo 3×4 (do tipo que só falta escrever em baixo:” PROCURA-SE ”)

  • Diagramação

Há duas formas de apresentar a foto e as habilidades:

  • Lado a lado, em três blocos:
  • Em coluna, à esquerda

REALIZAÇÕES

Descrever, na forma de itens com enunciado conciso, as suas principais realizações nas empresas para as quais trabalhou.

Seja adepto(a) de estatísticas e coloque número associados a cada uma dessas realizações.

Exemplos:

Fraco: Introduziu melhorias na eficiência operacional que permitiram aumento de receitas e da rentabilidade;

Forte:  Aumento de 8% nas receitas, com elevação de 3% na rentabilidade, através da introdução de melhorias na eficiência operacional.

 Fraco: Gerenciou feira de profissões para os alunos

Forte: Gerenciou verba de R$ 12.000,00 para organizar feira de profissões para 1300 alunos.

Fraco:   Aceito no programa de Trainees da ACME Inc.

Forte:   Foi um dos 10 aceitos no programa de Trainees da ACME Inc., selecionado entre 23.000 candidatos que se apresentaram.

Fraco:   Recebeu o Prèmio President of the Year da ACME Inc.

Forte:   Conquistou o Prêmio President of the Year da ACME Inc., como o de melhor desempenho entre todas as 28 subsidiárias da empresa no mundo

Diagramação

Dependendo de sua opção para a colocação da foto e habilidades, as realizações serão apresentadas abaixo ou numa coluna à direita

ABAIXO

COLUNA À DIREITA

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

Esta é uma seção crítica do um currículo, onde é detalhado seu histórico profissional em um formato consistente e atraente. Deve incluir nomes de empresas, locais, datas de emprego, funções e títulos abrangendo os últimos 10 a 15 anos de sua carreira. Essa parte é essencial para recrutadores e gerentes de contratação, que buscam absorver informações sobre suas experiências profissionais e conectar suas habilidades ao que eles estão procurando em uma contratação em potencial.

A recomendação é de que esse tópico deve cobrir 10 a 15 anos mais recentes de sua carreira. Este critério pode de ser flexibilizado, dependendo do prestígio e importância de empresas para as quais trabalhou em período mais remoto.

Exemplo:

Desde 2009 Marbella Spitfire do Brasil Financial Controller

2007 – 2009 Circus du Solei Ltda. Administration & Finance Manager

2002 – 2007 Seris Food and Drink  Head de Finanças

FORMAÇÃO EDUCACIONAL

Como muitos empregos exigem um certo nível de educação, é importante mencionar suas credenciais acadêmicas em seu currículo. No entanto, esta seção não deve ocupar muito espaço. Na maioria dos casos, simplesmente listar a escola frequentada, período e grau obtido será suficiente.

Exemplo:

  • MBA Controladoria – Universidade Sul América – 2010/2011
  • Graduação em Ciências Contábeis – Faculdade Tabajara – 2000/2002
  • Graduação em Administração de Empresas – PUC/SP – 1994/2000
  • Diversos cursos de atualização e complementação

OUTRAS INFORMAÇÕES

Conhecimento de idiomas, premiações ou reconhecimentos formais, outras atividades ou trabalho voluntário etc.

Ewaldo Endler

Sócio da Next Steps e da Lifetransitions. Começou como executive search em 1972 e desde então tem desenvolvido uma larga experiência em várias organizações globais. É Coach em transições profissionais: A Conquista do Emprego, Planejamento de Carreira, A Recolocação Profissional, Preparação para Aposentadoria, Onboarding Executivo, Assessor na elaboração do currículo e em networking.