Post Life Transitions CV e Resume
Post Life Transitions CV e Resume

CV E RÉSUMÉ NÃO SÃO SINÔNIMOS!

Muitos profissionais desinformados (desavisados) confundem Currículum Vitae (ou CV) com Résumé, imaginando que são dois termos usados por americanos e europeus para se referir à mesma coisa, como se fossem sinônimos.

Nada mais longe da verdade.

Curriculum Vitae é uma expressão de origem latina que significa trajetória de vida.

Um currículo é uma visão completa da sua carreira, cobrindo todos os aspectos de sua educação, trabalho e experiência sem a restrição de tamanho.

Mas o résumé é um resumo dessas experiências e habilidades, e normalmente cobre apenas 10 a 15 anos da carreira. Ao contrário de um currículo, um résumé deve ser ajustado e editado para cada trabalho específico para o qual você se candidata ou para cada empresa que se propõe a trabalhar, e deve ter apenas uma ou duas páginas.

Vou me permitir, para elucidar esse conceito, a comparação com a construção de um edifício. Todo edifício requer que seja registrado em cartório o memorial descritivo da obra, onde estão relacionados, um a um, todos os itens da edificação a ser construída. Estruturas, acabamentos, instalações, localização da obra, proprietário, detalhe de cada etapa da construção, alvenaria, acabamento, normas adotadas para a realização dos cálculos etc. É um documento longo e detalhado.

Contudo, no esforço de vender o apartamento o que o setor de marketing da empresa divulga? Por acaso eles entregam um Memorial Descritivo para cada comprador em potencial?

NUNCA!

O setor de marketing prepara um folheto com fotos e cores, apresentando em destaque os mais impactantes argumentos que possam despertar o interesse do possível comprador pelo produto e o levem a entrar em contado com o corretor.

Conclusão: ninguém compra um imóvel pelo catálogo.

Além disso, não é utilizado o mesmo catálogo de vendas para todos os tipos de imóveis que sejam construídos. Para cada imóvel é preparado um folheto específico, elaborado em função do publico ao qual se destina o produto.

Assim, por exemplo, para um apartamento de alto padrão, com quatro dormitórios e vários requintes, os argumentos focam no número de vagas na garagem, nas facilidades das áreas comuns como salão de festas, ginásio de esportes, jardins, adega etc. Uma construção mais popular ressalta a proximidade de metrô, supermercados, escolas etc.

A comparação é pertinente. Curriculum Vitae é o equivalente do memorial descritivo da vida profissional da pessoa.

Résumé é o folheto, ou catálogo de vendas que o profissional elabora quando deseja candidatar-se para uma oportunidade ou quer enviar para uma empresa propondo-se como funcionário dela.

Não é a sua trajetória de vida. É um resumo dela, contendo os principais argumentos que demonstram possuir esse profissional os conhecimentos, experiências e habilidades que o tornam perfeito para a vaga em questão ou para compor os quadros da organização.

E, ninguém é contratado pelo catálogo.

A real finalidade do Résumé é a de despertar o interesse do possível futuro empregador, ou do selecionador, é provocar uma entrevista.

Outra conclusão igualmente importante é a de que, assim como não existe um folheto-padrão para a divulgação de todos e quaisquer empreendimentos imobiliários que sejam lançados, igualmente não existe um currículo padronizado que será enviado para todas as empresas em todas as circunstâncias.

Customização é a palavra de ordem.

Para cada empresa, para cada cargo a que se proponha, o profissional deve elaborar o seu catálogo de vendas.

Eu costumo dar nomes distintos aos dois produtos. Nos meus escritos, chamo de Currículo-Mestre a trajetória de vida. E de currículo, aquilo que o profissional envia para uma dada empresa ou uma dada vaga.

Ewaldo Endler

Sócio da Next Steps e da Lifetransitions. Começou como executive search em 1972 e desde então tem desenvolvido uma larga experiência em várias organizações globais. É Coach em transições profissionais: A Conquista do Emprego, Planejamento de Carreira, A Recolocação Profissional, Preparação para Aposentadoria, Onboarding Executivo, Assessor na elaboração do currículo e em networking.

Deixe um comentário