Life Transitions Dicas
Life Transitions Dicas

PORQUE GESTORES TÊM DIFICULDADES EM MANIFESTAR RECONHECIMENTO? #dica

A maioria dos empregados concordam em que o principal composto de motivação no trabalho é a conjunção de três fatores: desafio, realização e reconhecimento.

Esses, e alguns outros fatores, foram identificados por Frederick Herzberg, como propulsionadores da motivação, através de uma série de entrevistas
realizadas com empregados, na região de Pittsburg. Os resultados saíram no seu livro “The Motivation to Work”.

A pesquisa permitiu identificar duas categorias de fatores relacionados à motivação: motivacionais (os que impulsionam a motivação) e higiênicos
(aqueles necessários para evitar que o funcionário fique desmotivado).

Em resumo, os resultados demonstraram:

Fatores higiênicos:

Política da Empresa

Condições do Ambiente de Trabalho

Relacionamento com outros funcionários

Segurança

Salário

Fatores motivacionais

Crescimento

Desenvolvimento

Responsabilidades

Reconhecimento

Realização

Contudo, mesmo com o suporte dessas informações fundamentadas, nota-se que muitos gestores ainda relutam em conferir reconhecimento aos seus funcionários. As razões:

  1. Gestores se atribuem uma filosofia gerencial pragmática do tipo: “se você não ouviu falar de mim é porque deve estar fazendo um bom trabalho”. Gestores que adotam este estilo acreditam que os funcionários têm o dever de atingir as expectativas que lhes sejam atribuídas, sem necessitar do alimento constante do elogio.
  2. Outros, acreditam que recompensas e reconhecimento são funções sob a responsabilidade do departamento de recursos humanos.
  3. Em outras circunstâncias, há gestores que não dedicam tempo a observar o desempenho dos seus funcionários e nem mesmo sabem se os resultados esperados são atingidos.
  4. Por último, há aqueles que se sentem constrangidos e não sabem como agir e o que falar para elogiar o desempenho superior.

Ewaldo Endler

Sócio da Next Steps e da Lifetransitions. Começou como executive search em 1972 e desde então tem desenvolvido uma larga experiência em várias organizações globais. É Coach em transições profissionais: A Conquista do Emprego, Planejamento de Carreira, A Recolocação Profissional, Preparação para Aposentadoria, Onboarding Executivo, Assessor na elaboração do currículo e em networking.

Deixe um comentário