Post Life Transitions Dicas Currículo
Post Life Transitions Dicas Currículo

A IMPORTÂNCIA DE INCLUIR VERBOS DE AÇÃO NO SEU CURRÍCULO

Veja o exemplo a seguir. É um caso real, com as frases ligeiramente modificadas para preservar o seu autor:

Extensa experiência e conhecimento do segmento de telecomunicações e TI, nas áreas de serviços de voz e dados, redes e integração de sistemas

Participou da integração de operações e recursos humanos da joint venture

Trabalhou para a Optimun do Brasil, liderando as relações com provedores e distribuidores na região;

Foi convidado a liderar as operações da Penbrook na região América Latina.

Nada de errado, mas tudo de ruim: falta dinamismo e ação.

É muito importante incluir verbos de ação no seu currículo, tanto com o objetivo de impressionar e chamar a atenção do recrutador e do gestor que irá contratar o profissional, como também para contornar os instrumentos automatizados de inteligência artificial e de triagem.

Ao listar cada ponto destacado de sua experiência ou realização, inicie a frase com um poderoso verbo de ação, que irá fornecer uma imagem concreta de suas qualificações.

Contudo, não é tão simples quanto jogar um monte de verbos em um pedaço de papel e esperar que algo grude. Veja como usar verbos de ação em seu currículo de forma inteligente para ajudá-lo a conseguir o emprego dos seus sonhos.

Escolha com cuidado

Demonstre quem você é

Verbos adequadamente usados falam muito a respeito de sua personalidade e comportamento. Veja alguns exemplos:

  • Empoderar

Remete à sua capacidade de fornecer energia, autoridade, confiança e poder a um grupo ou equipe, para alcançar um dado resultado. Isso sugere que você possui a confiança e a influência para autorizar e energizar uma equipe, tendo em vista ocasionar um impacto poderoso.

  • Organizar

É um verbo maravilhoso pois traz a conotação de que o indivíduo sabe priorizar não apenas os papéis na sua mesa de trabalho, mas também suas tarefas. Demonstra saber o que é importante no seu trabalho. Considere, entretanto, a possibilidade de usar o verbo orquestrar. Mais, raro e que mais provavelmente atrai a atenção. Veja o exemplo:

  • Organizou as atividades do departamento xyz para assegurar que os objetivos sejam atingidos.
  • Orquestrou o funcionamento do departamento xyz de forma a atingir os objetivos. (cria a conotação de organizar e de acompanhar, controlar e corrigir).

(É evidente que orquestrar não é uma palavra de uso comum. Entretanto, qual é o seu real objetivo? Demonstrar que você é igual a todo mundo, ou que você é alguém especial?)

  • Iniciar

É poderoso porque demonstra postura proativa de alguém que gastou tempo e energia para iniciar um projeto ou originar uma ideia. Demonstra mentalidade positiva de “sou capaz” e sugere que você será um iniciador (a) de soluções.

Seja específico

Uma das regras mais importantes para o uso eficaz dos verbos de ação é escolhê-los com base nos trabalhos aos quais você está se candidatando.

Se você procura emprego e deseja obter uma posição de liderança, deve descrever suas habilidades e experiências usando verbos fortes de ação de liderança, como defender, reforçar, dirigir, engajar, abraçar, envolver, mobilizar, inspirar, lançar e liderar.

Para destacar a experiência em gerenciamento, convém usar verbos como estabelecer, imprimir e delegar. São verbos que demonstram atitude proativa com mais força do que, por exemplo, supervisionar.

Tente também identificar verbos de ação específicos do setor.

Por exemplo: se procura emprego na indústria de TI, use verbos de ação como administrar, desenvolver, configurar, projetar, instalar e programar. Isso demostra que você está familiarizado com o setor.

Se você estiver procurando trabalhos criativos, considere o verbo projetar, conceber, arquitetar, esboçar e idealizar, que induzem a considerar que construiu algo que não existia.

Mais algumas sugestões

Precisa de um pouco mais de inspiração? Aqui estão outros verbos de ação.

  • Nível inicial e intermediário de carreira:

Auditar, Construir, Colaborar, Criar, Entregar, Ganhar, Exceder, Gerar, Identificar, Melhorar, Minimizar, Negociar, Obter, Superar, Planejar, Apresentar, Produzir, Redesenhar, Reduzir, Pesquisar, Resolver, Treinar, Testar

  • Nível Gerencial e acima:

Patrocinar, Defender, Suportar, Coach, Consolidar, Diminuir, Habilitar, Facilitar, Crescer, Contratar, Implementar, Instituir, Integrar, Lançar, Gerenciar, Orientar, Emparceirar

  • Nível executivo:

Aconselhar, Alinhar, Cultivar, Desenvolver, Avaliar, Fundar, Guiar, Motivar, Transformar, Inspirar

Esteja aberto à tentativa e erro

O objetivo do seu currículo é motivar o recrutador ou o membro do comitê de seleção a ler mais e se empolgar com o seu histórico, a ponto de lhe fazer o convite para uma entrevista.

Você sabe que seu currículo não está funcionando se você não está obtendo entrevistas.

Se seu currículo atual não estiver atingindo o objetivo, seja flexível e o altere até encontrar a combinação certa de palavras e frases.

Ewaldo Endler

Sócio da Next Steps e da Lifetransitions. Começou como executive search em 1972 e desde então tem desenvolvido uma larga experiência em várias organizações globais. É Coach em transições profissionais: A Conquista do Emprego, Planejamento de Carreira, A Recolocação Profissional, Preparação para Aposentadoria, Onboarding Executivo, Assessor na elaboração do currículo e em networking.

Deixe um comentário