Post Life Transitions Carta de Referência
Post Life Transitions Carta de Referência

MODELO DE CARTA DE REFERÊNCIA #dica

Foi demitido?

Solicitou ao seu chefe uma carta de referência e ele pediu para você redigi-la porque ele está sem tempo?

Aqui está a solução para os seus problemas! Um modelo de carta de referência!

Preencha os espaços em branco e peça para ele assinar.

A QUEM POSSA INTERESSAR

Tenho o prazer de recomendar como funcionário o meu ex-   (seu cargo)   .

Após a análise de seu currículo e o conhecimento de suas qualificações, V.Sa. seguramente estará imaginando que tipo de doença mental ou de febre cerebral teria me levado a dispensar um talento dessa categoria. Não há respostas simples para esse evento.

Quando eu me dei conta de que os requeridos cortes de pessoal iriam incluir também o    (seu nome)   , eu me desesperei e até tive vontade de enfiar minha    (parte do seu corpo)    no    (local desagradável ou nojento)    e dar a descarga. Eu fiz de tudo para tentar convencer os    (adjetivo)    dos meus superiores a não cometer um erro assim horrível. Eu me comprometi a    (verbo)    as despesas, eu jurei que iria    (verbo)    o pessoal. Eu até ofereci    (verbo)    o meu próprio salário.

De nada adiantou! Pessoalmente, eu acredito que o    (adjetivo)    do meu    (cargo do chefe do seu chefe)   , que sempre foi uma pessoa muito ciumenta e um    (adjetivo)    caráter, tem algum    (substantivo)    oculto contra o    (seu nome)   .

No final, tudo o que eu pude fazer foi mandar o    (seu nome)    para a casa com um punhado de reais e    (algo que lhe deram)   , o que nem de longe compensa a enorme contribuição dele(a) para esta empresa. Separamo-nos em meio a muitas lágrimas e abraços.

Não é todo o dia que encontramos alguém tão próximo da perfeição como o(a)    (seu nome)   . Não somente trata-se de uma pessoa    (adjetivo)    como também    (adjetivo)    (insuperável nesses pontos).

Concluindo, eu diria que há pessoas que são tão    (adjetivo)    que nós nunca queremos nos    (verbo)    delas. O(A)    (seu nome)    é uma delas.

Atenciosamente:    (seu chefe)   .

Pense bem antes de pedir ou enviar uma carta de recomendação …

Ewaldo Endler

Sócio da Next Steps e da Lifetransitions. Começou como executive search em 1972 e desde então tem desenvolvido uma larga experiência em várias organizações globais. É Coach em transições profissionais: A Conquista do Emprego, Planejamento de Carreira, A Recolocação Profissional, Preparação para Aposentadoria, Onboarding Executivo, Assessor na elaboração do currículo e em networking.

Deixe um comentário