Post Life Transitions Trabalho em qualquer idade
Post Life Transitions Trabalho em qualquer idade

COMO CONQUISTAR O EMPREGO EM QUALQUER IDADE

O novo ambiente de trabalho, caracterizado pela sistemática desempregabilização, irá exigir que o profissional busque algo além do que uma “organização em crescimento”, ou opte por “uma profissão de futuro”, ou que escolha uma atividade que apresente “necessidades crescentes de pessoal qualificado”.

Mais do que isso, irá exigir uma nova atitude do profissional face ao trabalho, o que não necessariamente implica num emprego.

Será necessário reconstruir sua carreira segundo a estratégia de identificar no mercado as oportunidades para:

Prover aquilo que o cliente da empresa deseja, ou

Aumentar a capacidade da empresa de prover aquilo que seu cliente deseja.

O fato que se deve aceitar é a noção de que a segurança não reside mais no emprego (qualquer emprego).

Mas de que ela depende da capacidade de agregar valor àquilo que a organização produz, ou realiza.

Valor Agregado

O valor agregado pode ser oferecido diretamente, quando a atividade colocar o profissional em contato com os clientes da empresa.

Ou de forma indireta, quando o trabalho executado puder melhorar os produtos ou serviços oferecidos.

Ou ainda de forma mais indireta, quando a atividade exercida melhorar a capacidade da empresa em desenvolver produtos ou serviços que adicionem valor aos seus clientes.

As habilidades requeridas para a tarefa de adicionar valor para a empresa não são as mesmas do antigo sistema de emprego.

Nem requerem o domínio esotérico do uso de determinadas tecnologias e conhecimentos (como o MBA), do que tantos profissionais se ressentem em não possuir.

Na maior parte dos casos, irá requerer as habilidades que permitam ao profissional identificar a oportunidade, a adaptação de seus recursos à tarefa e a possibilidade de se apresentar como a solução de um problema.

Essas habilidades estão menos associadas ao conceito de “ser um bom funcionário” do que à ideia de ser um bem-sucedido empresário de um pequeno negócio.

Em resumo, o profissional deverá conduzir sua carreira com o enfoque de um pequeno empresário, seja atuando como empregado de uma empresa, seja buscando uma nova oportunidade, ou ainda como um prestador de serviços independente.

Ewaldo Endler

Sócio da Next Steps e da Lifetransitions. Começou como executive search em 1972 e desde então tem desenvolvido uma larga experiência em várias organizações globais. É Coach em transições profissionais: A Conquista do Emprego, Planejamento de Carreira, A Recolocação Profissional, Preparação para Aposentadoria, Onboarding Executivo, Assessor na elaboração do currículo e em networking.

Deixe um comentário