Post Life Transitions Emprego
Post Life Transitions Emprego

FAÇA O TESTE: VOCÊ ESTÁ SENDO EFICAZ NA BUSCA DO SEU FUTURO EMPREGO?

Na competição pelo emprego prata e bronze não valem nada; vence o candidato que aparenta ser o melhor.

Aquele que aparenta ser o melhor é o que melhor se preparou para participar do processo.

Este teste não requer respostas nem possui um algoritmo para indicar a sua pontuação.

Ele é constituído de questões que devem leva-lo a refletir sobre o assunto.

Relacionamos a seguir 13 perguntas que constituem o básico do básico para que você se auto avalie quanto à eficácia com a qual está conduzindo o seu programa para a conquista do futuro emprego.

  1. Você comunicou a todos os conhecidos e parentes que está em busca de um emprego e pediu a eles que o avisem se souberem de alguma oportunidade? Caso sua resposta a esta pergunta seja, “sim”, lamento informa-lo(a) de que provavelmente você fez o uso inadequado do seu relacionamento, também chamado de network; com um pouco mais de técnica tudo poderia ser muito melhor.
  2. Você está pessoalmente conduzindo o processo da sua recolocação ou contratou uma empresa para elaborar o seu currículo e veicular o mesmo num site ou para distribui-lo às dezenas entre empesas previamente escolhidas, enquanto permanece tranquilamente em casa aguardando os resultados?
  3. Quanto tempo leva para você começar a responder à seguinte pergunta: QUAL A MAIOR REALIZAÇÃO PROFISSIONAL DE SUA CARREIRA? Se tomou mais de 10 segundos ou se você titubeou inseguro porque não esperava essa pergunta, numa situação real você teria cavado sua sepultura como candidato(a) àquela vaga. A resposta a essa pergunta está pronta, na ponta de sua língua, para ser enunciada de forma sistemática, clara, lógica, com segurança e de maneira convincente? Você treinou a resposta gravando-a no celular ou num gravador e ouviu o que falou? Aquilo que você falou, pareceu natural, coloquial e convincente?
  4. Você preparou o seu “elevator pitch”, ou seja, uma fala de 30 segundos, ou 100 palavras, para se apresentar, dizendo qual sua qualificação profissional e qual o seu objetivo? E uma fala de 60 segundos? Também treinou essas falas, gravando-as e as ouvindo, aprimorando as palavras e o colóquio de forma a parecer natural, impactante e convincente?
  5. Você tem enviado o seu currículo padronizado para todas as empresas e vagas às quais está se candidatando? Ou você está elaborando seu currículo caso a caso, em função das características da empresa, ressaltando os pontos básicos de seu patrimônio profissional que podem ser úteis ou interessar à mesma?
  6. Você conhece suas habilidades e suas competências? Como você responderia à pergunta: “o que faz de você um profissional especial para nossa empresa?”. Mesmo que não lhe façam a pergunta, você sabe o que o faz especial para aquela empresa? Você está preparado para falar sobre isso, caso surja a oportunidade, durante a entrevista? Por exemplo, quando o entrevistador disser “fale-me a seu respeito”.
  7. O teor geral de qualquer entrevista que você tenha participado está registrado, descrevendo os principais tópicos da conversa, além dos dados do(s) entrevistador(es), telefones, e-mail etc? Foi estabelecida alguma data para follow up do assunto?
  8. Você implantou um bom sistema de controle de agenda de forma a não perder compromissos e reter todas as informações sobre suas atividades na busca do emprego?
  9. Você tem uma estratégia definida quando vai comparecer a uma entrevista? Está claro que seu objetivo é dominar a entrevista para ter a oportunidade de apresentar o seu patrimônio profissional? Você conhece as técnicas para dominar uma entrevista?
  10. Quantas realizações profissionais você tem listadas na sua preparação para competir no mercado de trabalho? Elas estão descritas e você sabe qual o resultado de cada uma, como contribuição para a empresa?
  11. Como estão registrados todos os contatos de relacionamento (networking) que você fez até agora visando conseguir um emprego, relacionando pessoas, teor da conversa e resultados. Há um meio eficaz de registrar eventuais “dicas” sobre oportunidades das quais lhe falaram, ou que você descobriu através de alguma notícia, ou um comentário que alguém fez? Você tem certeza de que não está perdendo informações importantes?
  12. Caso lhe perguntem a razão de sua saída da última empresa ou das últimas, você está preparado para responder a essa questão de forma sucinta e convincente, gastando, no máximo, 2 a 3 minutos para explicar o fato em cada empresa? Caso sua justificativa seja:” Fui demitido porque a empresa está reduzindo o quadro de pessoal devido à crise econômica”, você está preparado para responder em seguida “e quem ficou no seu lugar?” e “porque ficou ele(a) e não você?”.
  13. Nesse momento, você tem uma programação das atividades que irá desenvolver nos próximos cinco dias visando identificar uma oportunidade no mercado de trabalho?

O programa GRADUS é um manual interativo on line que, através de passos lógicos e programados conduz o profissional na conquista do seu emprego, abrangendo todos os aspectos cobertos pelas 13 perguntas acima.

Conheça mais em GRADUS.

Ewaldo Endler

Sócio da Next Steps e da Lifetransitions. Começou como executive search em 1972 e desde então tem desenvolvido uma larga experiência em várias organizações globais. É Coach em transições profissionais: A Conquista do Emprego, Planejamento de Carreira, A Recolocação Profissional, Preparação para Aposentadoria, Onboarding Executivo, Assessor na elaboração do currículo e em networking.

Deixe um comentário