Life Transitions Dicas
Life Transitions Dicas

LÍDERES PARA O FUTURO: O PERFIL IDEAL #dica

O nível de exigência para os líderes do futuro é constantemente crescente.

Isto decorre do próprio ambiente de negócios que se delineia para os próximos anos, caracterizado por quatro fatores:

  1. É cada vez mais instável a permanência do executivo na direção geral da organização. A linguagem dos negócios mudou do balanço anual para o demonstrativo trimestral de resultados. Os investidores cada vez mais exigem resultados a curto prazo e executivos são trocados ante qualquer piora no desempenho das empresas.
  2. Fenômenos como a quarta revolução industrial, Internet das Coisas, Inteligência Artificial, desregulamentação e a revolução digital trasnsformaram o planejamento estratégico num exercício complexo, no qual as ameaças não decorrem mais tão somente dos tradicionais rivais do passado, mas podem vir de qualquer lugar do mundo.
  3. Instalou-se a psicose do crescimento e do progresso. Tudo tem que ser melhor e maior a cada ano: empresas, lucros, mercados, produtos, qualidade, produtividade, conhecimento etc. Se não for melhor ou maior, não houve progresso!
  4. A única certeza que temos é a de que tudo vai mudar e de que o futuro é incerto

Requisitos

Neste ambiente, requer-se que o líder do futuro:

  • Seja adepto do comércio eletrônico, mas familiarizado com o ambiente tradicional de negócios.
  • Possua habilidades analíticas privilegiadas, excepcional sagacidade para negócios, instinto para oportunidades, grande capacidade para avaliar e contratar pessoas adequadas aos desafios propostos.
  • Deva ser inovador, antever o futuro e ser um agente de mudança.
  • Deva ser inspirador e conseguir fazer com que as pessoas superem-se nas suas potencialidades, ser um mentor e desenvolver pessoas, haver trabalhado por vários anos num outro continente e ser capaz de dizer não sem abater a moral e o entusiasmo dos outros.
  • Deva ser capaz de trabalhar duro e por períodos prolongados, mais do que a maior parte das pessoas, mantendo, contudo, uma vida pessoal balanceada.
  • Deva ter o espírito jovem e maturidade no julgamento.

Além disso, o líder do futuro deve ter presença marcante, ser elegante e apresentar-se muito bem, seja com terno e gravata ou na sexta feira casual.

Lembre-se sempre disso.
Sucesso !

Ewaldo Endler

Sócio da Next Steps e da Lifetransitions. Começou como executive search em 1972 e desde então tem desenvolvido uma larga experiência em várias organizações globais. É Coach em transições profissionais: A Conquista do Emprego, Planejamento de Carreira, A Recolocação Profissional, Preparação para Aposentadoria, Onboarding Executivo, Assessor na elaboração do currículo e em networking.

Deixe um comentário