Life Transitions Dicas
Life Transitions Dicas

NEGOCIAÇÃO: NA PRÁTICA A TEORIA É OUTRA #dica

Nem todos podem ser bons negociadores.

É importante participar numa negociação, o que, contudo, não significa ser o negociador.

A maioria pode ser de mais utilidade agindo por detrás dos bastidores, como assessor.

O negociador deve ter em mente cinco perspectivas:

  1. Conhecer-se: Um bom negociador deve atender aos requisitos básicos de: * Possuir autoridade, seja ela decorrente de sua posição, inteligência, reputação ou de sua atitude firme. * Poder, ou seja, ser um negociador válido, representando uma das partes. * Princípios aos quais adere com firmeza e que servirão de quadro de referência para o seu raciocínio e avaliação das situações ou propostas. * Capacidades intelectuais de agilidade e análise. * Consciência de suas limitações. * Sensibilidade para o relacionamento humano.
  2. Conhecer e estar preparado para o estilo de seu interlocutor: Qual o ambiente com o qual irá defrontar-se? Autoritário e confrontacional? Enganosamente passivo, porém inamovível?
  3. Avaliar a disputa e a necessidade das conversações: Compreender em toda a sua extensão o motivo da disputa e quais as suas decorrências para ambas as partes envolvidas. O que cada parte tem a perder e a ganhar?
  4. Compreender o contexto: Todo o processo de negociação é diretamente afetado pelo contexto, o qual pode ser de natureza eminentemente política, ou econômica, ou pressionado por uma data limite. Quais os fatores contextuais que mais fortemente estarão influenciando as negociações?
  5. Não há negociação fácil.

Lembre-se sempre disso. Sucesso !

Ewaldo Endler

Sócio da Next Steps e da Lifetransitions. Começou como executive search em 1972 e desde então tem desenvolvido uma larga experiência em várias organizações globais. É Coach em transições profissionais: A Conquista do Emprego, Planejamento de Carreira, A Recolocação Profissional, Preparação para Aposentadoria, Onboarding Executivo, Assessor na elaboração do currículo e em networking.

Deixe um comentário