Life Transitions Dicas
Life Transitions Dicas

AS TRÊS REGRAS BÁSICAS DA NEGOCIAÇÃO #dica

Sempre que estiver numa situação de negociar diretamente com a outra parte, tenha em mente as seguintes regras básicas:

  1. Presuma sempre que você é o mais tolo de todos na sala.
    Caso você se considere mais esperto do que os demais, sua tendência será a de não ouvir. E ouvir é crucial durante uma negociação.
    Como sugestão, leve consigo para a reunião um bloco de anotações e escreva em letra pequena, no topo da primeira página a palavra “burro”, na segunda página, “panaca”, seguindo nas próximas com “trouxa” e “tolo”. Elas o trarão de volta à realidade toda a vez que você começar a pensar sobre o quanto você é inteligente e brilhante e o levarão a ouvir novamente.
  2. Despoje-se das idéias preconcebidas.
    Presumir que você sabe o que a outra pessoa pensa irá impedi-lo de genuinamente entender o que ele estiver dizendo.
    Mesmo que suas pressuposições revelem-se corretas, é melhor entrar em cada negociação com a mente aberta e receptiva.
  3. Toda a negociação é um jogo de ganhar e conceder.
    Os piores negociadores são as pessoas que se concentram somente naquilo que desejam alcançar, sem consideração pela outra parte.
    Ouça as preocupações e entenda os objetivos da outra parte e então produza uma situação “ganha ganha” que traga benefícios para ambos.

Lembre-se sempre disso.
Sucesso!

Ewaldo Endler

Sócio da Next Steps e da Lifetransitions. Começou como executive search em 1972 e desde então tem desenvolvido uma larga experiência em várias organizações globais. É Coach em transições profissionais: A Conquista do Emprego, Planejamento de Carreira, A Recolocação Profissional, Preparação para Aposentadoria, Onboarding Executivo, Assessor na elaboração do currículo e em networking.

Deixe um comentário