Life Transitions Dicas
Life Transitions Dicas

MISSÃO DO RH: REDUÇÃO DE CUSTOS OU CRIAÇÃO DE VALOR? #dica

Tradicionalmente, a eficiência do RH da empresa é medida pelas economias nos custos internos do setor.

Entretanto, a redução de custos no RH não cria valor, a longo prazo, para a organização.

Por um lado, reduções de custos no RH, por mais significativas que sejam, não são substanciais o suficiente para alterar o valor da empresa para os acionistas. Além disso, qualquer vantagem competitiva decorrente de ganhos de eficiência, legalmente corretas, são rapidamente clonadas pelos concorrentes.

Em decorrência, o foco da gestão de RH não deve estar voltado para os assuntos internos do setor, mas com o objetivo de significativamente contribuir para o sucesso da companhia, agindo sobre as operações de linha da mesma. Isso se concretiza através da elevação sistemática do capital humano da organização, em ações que envolvem:

  1. Eficácia no sistema de aquisição de talentos, assegurando a admissão de pessoas que tenham alta capacidade contributiva para o sucesso da empresa.
  2. Eficácia na disseminação de práticas de retenção de talentos, cuja implementação depende de atitudes cotidianas dos gestores de linha.
  3. Contribuição para o fortalecimento de cultura empresarial baseada
    na meritocracia.
  4. Criação de sistemas de remuneração e recompensas que reflita a contribuição de cada colaborador para os resultados do empreendimento.
  5. Desenvolvimento de políticas de gestão de talentos que permitam aos colaboradores o pleno exercício de seu potencial humano.
  6. Desenvolvimento de políticas de gestão de talentos que incentivem e impulsionem o crescimento profissional e as carreiras dos colaboradores.

Por outro lado, é lógico, o RH não pode tão somente concentrar-se na criação de valor para o empreendimento, ignorando a necessidade de assegurar eficiência de custos para o seu próprio setor. Mas, este deve ser
considerado um objetivo acessório da gestão dos recursos humanos da organização.

Ewaldo Endler

Sócio da Next Steps e da Lifetransitions. Começou como executive search em 1972 e desde então tem desenvolvido uma larga experiência em várias organizações globais. É Coach em transições profissionais: A Conquista do Emprego, Planejamento de Carreira, A Recolocação Profissional, Preparação para Aposentadoria, Onboarding Executivo, Assessor na elaboração do currículo e em networking.

Deixe um comentário