Life Transitions Roda da Vida
Life Transitions Roda da Vida A Conquista Interior

A RODA DA VIDA NA CONQUISTA DO EQUILÍBRIO INTERIOR

Há um instrumento para o desenvolvimento pessoal que existe há mais de mil anos, chamada de “Roda da Vida”.

É possível que você já esteja familiarizado com ele, caso já tenha sido exposto a um trabalho de coaching  de vida ou de desenvolvimento profissional.

Diz-se que o modelo ou símbolo da roda foi usado por Buda como uma ferramenta para ensinar aos seus alunos as lições de iluminação.

Ele tem sido uma ferramenta útil quando a vida ficou desequilibrada, como sofrer de trabalho compulsivo (workaholism), ou quando se desenvolveu na pessoa a sensação de esgotamento ou de insatisfação geral, sem saber ao certo o motivo disso.

Igualmente, tem-se demonstrado muito útil também para ajudar pessoas que não estão sofrendo desses males, a se tornarem mais eficazes e satisfeitas com a vida.

A ideia é identificar as áreas, dimensões ou aspectos da sua vida (Áreas de Foco) e organizá-los como áreas ou raios ao redor de uma roda.

Desta forma, o círculo representa sua vida, o todo de você.

Os pedaços da torta, ou raios, são as partes de sua vida: as áreas, papéis ou aspectos do todo.

O indivíduo avalia esses aspectos e cria um gráfico para identificar como sua vida é equilibrada (faça sua Roda da Vida gratuitamente, clicando aqui).

Isso permitirá identificar se há coisas importantes que têm sido negligenciadas ou outras para as quais tem-se dado excessiva atenção.

Qual é o propósito?

Atualmente, a ferramenta é usada principalmente para identificar o que precisamos fazer quando a vida está desequilibrada.

Por exemplo: quando a roda nos mostra que toda a nossa atenção está concentrada no trabalho e que estamos ignorando nossa saúde ou necessidades de diversão e
recreação.

Então, a ferramenta é utilizada como base para exercícios de coaching na definição de objetivos que auxiliam o indivíduo na recomposição do seu equilíbrio.

A grande reflexão à qual a Roda da Vida nos remete é a discussão de qual o objetivo e propósito da vida.

A vida se resume a definir e atingir metas? O que é sucesso? A vida é um jogo no qual vencer significa constantemente superar as metas estabelecidas? Ou é uma outra coisa? Será que a vida é ser feliz e estar contente consigo mesmo? Progredir é importante? Esse é o tipo de sucesso que almeja?

O objetivo do exercício da Roda da Vida é assegurar que nossa roda, toda a nossa vida, esteja equilibrada, sendo todos os aspectos ou necessidades atendidas da maneira correta.

Quando um aspecto de sua vida se torna o foco prioritário, sendo os demais negligenciados, a roda estará desequilibrada.

E, todos sabemos o que acontece com uma roda fora desequilibrada: fica vacilante e provavelmente irá falhar.

Concentrar-se no todo e não nas partes é a única forma de proporcionar equilíbrio.

Ewaldo Endler

Sócio da Next Steps e da Lifetransitions. Começou como executive search em 1972 e desde então tem desenvolvido uma larga experiência em várias organizações globais. É Coach em transições profissionais: A Conquista do Emprego, Planejamento de Carreira, A Recolocação Profissional, Preparação para Aposentadoria, Onboarding Executivo, Assessor na elaboração do currículo e em networking.

Deixe um comentário