Há um instrumento para o desenvolvimento pessoal que existe há mais de mil anos, chamada de “Roda da Vida”.
É possível que você já esteja familiarizado com ele, caso já tenha sido exposto a um trabalho de coaching de vida ou de desenvolvimento profissional.
Diz-se que o modelo ou símbolo da roda foi usado por Buda como uma ferramenta para ensinar aos seus alunos as lições de iluminação.
Ele tem sido uma ferramenta útil quando a vida ficou desequilibrada, como sofrer de trabalho compulsivo (workaholism), ou quando se desenvolveu na pessoa a sensação de esgotamento ou de insatisfação geral, sem saber ao certo o motivo disso.
Igualmente, tem-se demonstrado muito útil também para ajudar pessoas que não estão sofrendo desses males, a se tornarem mais eficazes e satisfeitas com a vida.
A ideia é identificar as áreas, dimensões ou aspectos da sua vida (Áreas de Foco) e organizá-los como áreas ou raios ao redor de uma roda.
Desta forma, o círculo representa sua vida, o todo de você.
Os pedaços da torta, ou raios, são as partes de sua vida: as áreas, papéis ou aspectos do todo.
O indivíduo avalia esses aspectos e cria um gráfico para identificar como sua vida é equilibrada (faça sua Roda da Vida gratuitamente, clicando aqui).
Isso permitirá identificar se há coisas importantes que têm sido negligenciadas ou outras para as quais tem-se dado excessiva atenção.
Qual é o propósito?
Atualmente, a ferramenta é usada principalmente para identificar o que precisamos fazer quando a vida está desequilibrada.
Por exemplo: quando a roda nos mostra que toda a nossa atenção está concentrada no trabalho e que estamos ignorando nossa saúde ou necessidades de diversão e
recreação.
Então, a ferramenta é utilizada como base para exercícios de coaching na definição de objetivos que auxiliam o indivíduo na recomposição do seu equilíbrio.
A grande reflexão à qual a Roda da Vida nos remete é a discussão de qual o objetivo e propósito da vida.
A vida se resume a definir e atingir metas? O que é sucesso? A vida é um jogo no qual vencer significa constantemente superar as metas estabelecidas? Ou é uma outra coisa? Será que a vida é ser feliz e estar contente consigo mesmo? Progredir é importante? Esse é o tipo de sucesso que almeja?
O objetivo do exercício da Roda da Vida é assegurar que nossa roda, toda a nossa vida, esteja equilibrada, sendo todos os aspectos ou necessidades atendidas da maneira correta.
Quando um aspecto de sua vida se torna o foco prioritário, sendo os demais negligenciados, a roda estará desequilibrada.
E, todos sabemos o que acontece com uma roda fora desequilibrada: fica vacilante e provavelmente irá falhar.
Concentrar-se no todo e não nas partes é a única forma de proporcionar equilíbrio.