Life Transitions Dicas
Life Transitions Dicas

MANTER-SE ATUALIZADO: O DESAFIO #dica

A dinâmica da economia moderna requer que durante a maior parte de suas vidas as pessoas sejam obrigadas a investir tempo e recursos na aquisição de novos conhecimentos, habilidades e informações.

Entretanto, os métodos de aquisição do capital humano quase não se alteraram desde a época de Sócrates.

Durante mais de 2500 anos, os professores e os estudantes reuniram-se, interagindo em um só local, para aulas e discussões.

A explosão da Internet pode subverter esse sistema anacrônico, pois viabiliza o “aprendizado à distância”, através do qual torna-se possível que professores e estudantes interajam intimamente entre si, ainda que separados no tempo e no espaço.

O fator básico que determina a superioridade econômica do aprendizado à distância, em contraposição às aulas em classe, é a economia de tempo propiciada aos estudantes.

O valor do tempo despendido no aprendizado é o custo principal do investimento no capital humano efetuado por adultos, mesmo quando se trata de pessoas com nível educacional mediano.

Ele é particularmente elevado no caso de tratar-se de executivos ou de profissionais especializados.

Vantagens

A instrução através da rede elimina, em primeiro lugar, o tempo despendido em locomoção até as universidades ou escolas, reduzindo-o em, no mínimo, uma hora diária.

Além disso, o treinamento via Internet também permite maior flexibilidade aos estudantes, propiciando-lhes a oportunidade de familiarizar-se com o material de ensino, “bater papo” com colegas, travar contato com dúvidas e questões bem como apresentar trabalhos escritos sobre o tema.

Pessoas que trabalham em período integral podem, igualmente, escolher entre o melhor momento para seguir o curso: em fins de semana, antes ou após o expediente.

Ademais, milhares de estudantes podem, através da Internet, acompanhar os cursos que mais lhes interessem, em contrapartida à situação atual, na qual somente um pequeno grupo atende às aulas.

Os mais recentes progressos da tecnologia permitem que os professores on line movimentem-se e gesticulem com se estivessem diante de uma audiência.

Mais ainda, eles podem tornar suas aulas mais vívidas e interessantes com a utilização de representações gráficas e simulações de seus temas.

Os cursos on line podem inclusive propiciar maior notoriedade e fama aos professores com características de “super stars”.

Embora os professores e os estudantes possam estar espalhados por todo o mundo, a Internet provê recursos que podem eliminar as desvantagens da ausência do contato pessoal.

Os “chat rooms” incentivam a discussão dos estudantes entre si e com seus professores, reduzindo dessa forma a sensação de isolamento.

O sistema propicia, inclusive, que as questões e as discussões sejam adaptadas às necessidades de cada estudante.

O ensino à distância é particularmente adequado para adultos que estejam interessados em concluir cursos de formação, mestrado ou de especialização.

Profissionais altamente especializados, como médicos e especialistas em informática sempre tiveram a necessidade de atualização, como forma de combater a tendência ao obsoletismo nas carreiras.

Hoje esta necessidade estende-se a todos.

Lembre-se sempre disso.
Sucesso !

Ewaldo Endler

Sócio da Next Steps e da Lifetransitions. Começou como executive search em 1972 e desde então tem desenvolvido uma larga experiência em várias organizações globais. É Coach em transições profissionais: A Conquista do Emprego, Planejamento de Carreira, A Recolocação Profissional, Preparação para Aposentadoria, Onboarding Executivo, Assessor na elaboração do currículo e em networking.

Deixe um comentário