Life Transitions Dicas
Life Transitions Dicas

SONHAR: A BASE DA LIDERANÇA. #dica

Na visão popular, um sonho evoca a imagem de desperdício de esforços e de tempo na busca de objetivos irreais ou de idéias e metas impraticáveis.

Em negócios, a capacidade de sonhar é o que diferencia o líder do gerente.

É a própria essência do papel do líder.

A função do executivo, como é lógico, não se esgota no simples enunciado de uma visão ou de um sonho. Os executivos não somente enxergam o futuro, mas também o realizam. Não só têm a visão ou sonham com o futuro, mas igualmente tomam as iniciativas e executam as ações necessárias para transformá-lo em realidade.

O início de tudo é sua inabalável convicção, que o leva a concentrar seus esforços no sentido de conquistar a adesão e o comprometimento de todos na organização. Resulta que o comprometimento com objetivos compartilhados ou com os sonhos induz à colaboração requerida para que as metas sejam atingidas.

Os três “C” das palavras-chave da seqüência são:

  • Convicção
  • Comprometimento
  • Colaboração

O grande vilão no processo é o “espírito de grupo”, que assegura a continuidade e a mesmice, pois ele nunca é desafiado.

Continuidade e mesmice colocam todos numa zona de conforto que assegura a sobrevivência da cultura prevalecente. Contudo, elas igualmente representam a estagnação que levará à morte da organização.

Lembre-se sempre disso.
Sucesso !

Ewaldo Endler

Sócio da Next Steps e da Lifetransitions. Começou como executive search em 1972 e desde então tem desenvolvido uma larga experiência em várias organizações globais. É Coach em transições profissionais: A Conquista do Emprego, Planejamento de Carreira, A Recolocação Profissional, Preparação para Aposentadoria, Onboarding Executivo, Assessor na elaboração do currículo e em networking.

Deixe um comentário