Life Transitions Dicas
Life Transitions Dicas

VOCÊ ESTÁ QUERENDO APEQUENAR-SE OU AVOLUMAR-SE? #dica

A pessoa que procura apequenar-se reclina-se para trás, descontraidamente, ou tende a se reclinar para o lado, apoiando-se num dos braços da cadeira. Cruza os braços e encurva as cosas. Cruza das pernas.

Pessoa que procura avolumar-se apresenta-se aberta ao interlocutor, com o peito projetado para frente, ombros retos, corpo ereto um pouco afastado do encosto da cadeira, pernas ligeiramente afastadas com os dois pés firmes no chão, mãos afastadas entre si e apoiadas sobre as coxas ou sobre a mesa. Em resumo, postura com características desafiadoras.

A psicóloga social Amy Cuddy revelou que alterando nossa postura podemos mudar a percepção das pessoas a nosso respeito e até mesmo a nossa química corporal.

Em experimento controlado Amy mediu as variações do hormônio da dominância, a testosterona, e do hormônio do estresse e da insegurança, o
cortisol, após dois minutos de permanência de homens na posição de apequenar-se
e de avolumar-se.

Surpreendentemente, nesse curto período de dois minutos, foram constatados:

  • pessoas na posição “avolumar-se”

20% de aumento na testosterona (+ dominância)

25% de redução no cortisol (- insegurança)

  •  pessoas na posição de “apequenar-se”

10% de diminuição na testosterona (- dominância)

15% de elevação no cortisol (+ insegurança)

Pense nisso quando estiver diante de uma negociação ou durante uma entrevista de emprego.

Leia mais sobre Linguagem Corporal aqui.

Ewaldo Endler

Sócio da Next Steps e da Lifetransitions. Começou como executive search em 1972 e desde então tem desenvolvido uma larga experiência em várias organizações globais. É Coach em transições profissionais: A Conquista do Emprego, Planejamento de Carreira, A Recolocação Profissional, Preparação para Aposentadoria, Onboarding Executivo, Assessor na elaboração do currículo e em networking.

Deixe um comentário