Post Life Transitions Mitos sobre currículo
Post Life Transitions Mitos sobre currículo

MITOS E VERDADES SOBRE CURRÍCULOS

MITOS

Um bom currículo conquistará o emprego dos seus sonhos

O seu currículo é um catálogo de vendas; ele poderá conquistar uma entrevista, mas, quem conquistará o emprego é você, caso consiga aparentar ser o melhor candidato

Seu currículo será cuidadosa e completamente lido por um possível empregador.

Durante todo o processo de seleção a leitura do seu currículo será feita de forma superficial, com o interessado buscando informações para compor um quadro geral a seu respeito.

Nas entrevistas, as próprias perguntas feitas mostrarão o quão pouco o entrevistador conhece a seu respeito.

Quanto mais informações positivas a seu respeito forem apresentadas no seu currículo, melhores serão as suas chances.

Todo entrevistador olha com reservas as frases auto elogiosas que contém expressões como: dinâmico, pró ativo, excepcional, dedicado, profundos conhecimentos, comprovadamente, motivado, bem-sucedido etc.

A maior parte dessas características correspondem exatamente àquilo que o entrevistador busca identificar em você, através da entrevista.

Seu currículo deve ter uma só página

Seu currículo deve ser conciso e de fácil consulta, com as informações importantes a respeito de suas realizações apresentadas de forma clara e destacada.

Quem o analisa deve encontrar tudo o que lhe interessa.

É aceitável um currículo com duas páginas, com conteúdo de qualidade.

VERDADES

As empresas recebem diariamente centenas de milhares de currículos, enviados espontaneamente, sem concorrer a uma vaga específica.

Uma empresa como a Johnson&Johnson recebe cerca de 1.000.000 de currículos por ano, conforme artigo publicado por seu V.P. de Talent Acquisition. (Leia o artigo para conhecer mais sobre como se destacar nessa massa de informações).

Seu currículo tem menos de 10 segundos para causar uma impressão marcante

Diante da massa de candidatos que se apresentam para toda e qualquer vaga (no mínimo 400), o recrutador dispende de 6 a 10 segundos para avaliar preliminarmente o currículo e rejeitar aqueles que não se enquadram nos requisitos do cargo.

Para isso ele utiliza critérios de corte que nem sempre tem relação com as suas qualificações e experiências.

A maior parte dos currículos não comunica adequadamente o conteúdo profissional do candidato.

No empenho em comunicar tudo o que há de bom a seu respeito, a maioria dos profissionais, em todos os níveis, incluem no currículo informações que não são relevantes.

Elas poluem e confundem o selecionador, desviando sua atenção daquilo que é importante.

Você deve concentrar-se nos 5 ou 6 argumentos de vendas de suas qualificações, que comprovem sua adequação para o cargo ou para a empresa.

A maior parte dos currículos prejudica o profissional

Longas descrições detalhando as responsabilidades e as atividades exercidas nos cargos que ocupou, não agregam qualquer valor para você, pois são muito semelhantes às atribuições de todos os que ocupam cargo igual ou semelhante ao seu.

Não interessa o que você faz, mas o resultado do seu trabalho.

O seu currículo deve ser perfeito

Qualquer erro gramatical, de concordância ou ortografia pode ter efeito devastador.

Alguém pode concluir que você é uma pessoa que não olha detalhes e que, por isso, poderá um dia prejudicar a empresa em assuntos relevantes (afinal, está cometendo erros no currículo, que é a peça mais importante de sua busca de uma oportunidade).

Para saber mais sobre o assunto acesse: O Currículo Modelo Criativo.

Ewaldo Endler

Sócio da Next Steps e da Lifetransitions. Começou como executive search em 1972 e desde então tem desenvolvido uma larga experiência em várias organizações globais. É Coach em transições profissionais: A Conquista do Emprego, Planejamento de Carreira, A Recolocação Profissional, Preparação para Aposentadoria, Onboarding Executivo, Assessor na elaboração do currículo e em networking.

Deixe um comentário